O uso das palavras em interfaces de seguro automotivo

Esse texto é parte do estudo Descomplicando o seguro auto usando o VW Play, nova loja de Apps pra veículos.

Nuvem de palavras feito no WordClouds.com

Os textos da interface foram ponto chave no estudo de UX Design, uma vez que um dos nossos objetivos ao criar a solução é tornar mais fácil a ação de lidar com a sua seguradora, não só em facilidade de uso, mas em clareza de informações.

A dificuldade de entender termos e cláusulas de um contrato de seguros foi algo muito comentado durante as pesquisas com público alvo, algo muito importante para que os usuários consigam utilizar de forma satisfatória o serviço.

Tendo isso em vista, nós buscamos traduzir o linguajar técnico mais complicado dos seguros para algo mais amigável, fácil de entender e facilmente reconhecível dentro da interface, para que a aplicação gere o menor número possível de dúvidas quanto às suas funcionalidades.

  • listar todos os serviços disponíveis ao usuário, utilizando palavras e expressões coloquiais como “para-brisa” e “troca de pneu”, ou seja, nada de linguajar técnico;
  • deixar em destaque coisas como, o valor da franquia, o valor de cada serviço, o limite de vezes que o seu contrato te permite solicitar um determinado serviço;
  • a solução também oferece uma forma de facilitar o acesso a informações importantes no processo de pedir socorro, colocando cards que contém o número da placa do carro, seu CPF, endereço atual e o valor da franquia do seu seguro na tela inicial do aplicativo, um local central no fluxo da solução que o usuário sempre acessa.

Que impressão queremos causar?

Formal, por se tratar de algo mais tradicional, que é o seguro de carros, que deve passar confiança ao usuário, novamente combinando com seu sentimento numa hora de certa vulnerabilidade.

Respeitosa, pois uma abordagem mais irreverente poderia ser considerada desrespeitosa se o usuário estiver passando por um acidente ou problema maior, causando irritação e a sensação de não ter seu problema levado a sério.

Direta já que quem utiliza a solução quer resolver seu problema logo, de forma rápida e direta, logo acreditamos que uma abordagem mais direta ao ponto funciona melhor nessa situação.

E popular já que queremos democratizar o entendimento das cláusulas do contrato, tornando mais simples saber o que o seu seguro pode te oferecer, e uma abordagem culta poderia tornar mais difícil a compreensão das informações.

https://brasil.uxdesign.cc/ux-writing-muito-al%C3%A9m-das-palavras-9669af8ed76e

Designer